Pular para o conteúdo principal

Setor leiteiro do Sul pede ações diante da super oferta




 Setor leiteiro do Sul do Brasil pede apoio diante de super oferta e avanço das importações 


Reunidos na manhã desta terça-feira (18/11) durante reunião da Aliança Láctea, integrantes do setor da Região Sul do Brasil reforçaram o pedido de apoio em torno do preocupante volume de importações em 2025, o que, na concorrência direta com a produção nacional, agrava a crise no setor leiteiro no Brasil. 

“Temos que unificar o discurso e pedir para o governo adotar uma política de apoio ao segmento leiteiro. Seguimos lutando por isso. Temos uma superoferta de leite. Só no RS, temos um aumento de 12% neste ano. Precisamos de apoio para manter o setor produtivo e sustentável”, afirmou o secretário Executivo do Sindilat/RS, Darlan Palharini, ao acrescentar que Santa Catarina e Paraná também cresceram, em média, 7% a produção de leite no campo.

Entre as medidas pleiteadas está a compra pelo governo federal de 100 mil toneladas de leite em pó para programas sociais e escolas, e também a revisão das licenças de importação, tanto de leite em pó quanto de queijo, deixando de ser no sistema automático para buscar limitar a entrada dos importados. O debate aconteceu em Florianópolis (SC) reunindo também representantes de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

 


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RECEITUÁRIO DE QUEIJOS

   Quer aprender a fazer queijos incríveis com um verdadeiro mestre? O renomado professor, Múcio M. Furtado, apresenta a 2ª edição ampliada do seu "Receituário Brasileiro de Queijos". Garanta já o seu exemplar! 🔗 Acesse: https://pag.ae/7_kXfNMb8

Ultracheese conquista 7 prêmios no Mondial du Fromage

Companhia se consolida como a queijaria brasileira mais premiada no mundo com grande participação em um dos principais concursos mundiais de queijo A UltraCheese, queijaria nacional mais premiada no mundo, reforçou este título ao participar da edição 2025 do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, realizada entre os dias 12 e 16 de setembro, em Tours Loire Valley, na França. A companhia levou 20 produtos ao concurso internacional, celebrando a brasilidade, diversidade e inovação de suas quatro marcas – Cruzília, Lac Lélo, Búfalo Dourado e Itacolomy – e foi reconhecida com sete medalhas. Entre elas, a companhia repete o título de melhor do mundo para o Requeijão Cremoso na categoria cremes de queijo, uma iguaria genuinamente brasileira novamente premiada com medalha de ouro. As criações exclusivas e autorais da marca Cruzília também receberam grande destaque, com duas medalhas de bronze, respectivamente para os queijos A Lenda e Azul de Minas e uma medalha de prata para a novidade ...